Ubatuba

 

A cidade

 

Ubatuba é um dos quinze municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do estado para a promoção do turismo regional.

 

Seu nome tem origem tupi e há pelo menos duas interpretações para o nome. Em tupi, ubá significa canoa, enquanto u'ubá significa cana-do-rio, que é uma gramínea utilizada na confecção de flechas pelos índios. Como tyba indica "ajuntamento", o nome da cidade pode significar tanto "ajuntamento de canas-do-rio" quanto "ajuntamento de canoas".

 

O que fazer em Ubatuba

 

Ubatuba possui diversos atrativos turísticos, tais como: Projeto Tamar, Aquário, Shopping e diversas opções de lazer e diversão.

 

A noite na cidade é agitada, com bares com música ao vivo, restaurantes e lojas.  As melhores opções de lazer estão localizadas na região do bairro do Itaguá.

 

Praias

 

Ubatuba possui mais de 80 praias distribuídas pelo seu litoral. Dentre ela, as mais conhecidas são: Maranduba, Itamambuca, Lázaro, Vermelha, Grande, Enseada, Perequê e Saco da Ribeira. Devido à extensão do litoral, a distância entre as praias é sempre considerável. No entanto, há ônibus urbano para quase todas elas.

 

Além disso, a cidade possui algumas ilhas, como a Ilha das Couves e a Ilha Anchieta. Esta última possui um presídio desativado, que, no passado, foi utilizado para manter presos políticos; ela pode ser acessada a partir do Saco da Ribeira.

 

Comércio

 

O comércio na cidade possui sua maior concentração na região central, onde estão os grandes supermercados, farmácias, lojas e agências bancárias.

 

Geografia

 

A cidade de Ubatuba está localizada no litoral norte do Estado de São Paulo, distante 250 km da capital. Limita-se ao norte com Paraty (Rio de Janeiro), ao sul com Caraguatatuba, a oeste com Cunha, São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra e a leste com o Oceano Atlântico, achando-se na latitude 23°26'21",45. A cidade é cortada pelo Trópico de Capricórnio, que atravessa a cidade, passando em frente à pista do aeroporto local.

 

Clima

 

O clima de Ubatuba é o tropical litorâneo úmido ou tropical atlântico, com chuvas bem distribuídas ao longo do ano, sem estação seca, possuindo temperatura média acima de dezoito graus centígrados. A cidade tem um clima chuvoso, com precipitação média anual de 2519 milímetros.

 

Aeroporto Ubatuba

Aeroporto Estadual de Ubatuba / Gastão Madeira

 

Características

Latitude: 23º 26' 29" S

Longitude: 045º 04' 34" W
Indicação ICAO: SDUB

Horário de Funcionamento: HJ
Altitude: 4m/13 ft
Temp. Média: 30,2°C
Distância da Capital (km) - Aérea: 164
Distância até o centro da cidade: 1 km
Endereço: Avenida Guarani nº 194 - CEP: 11680-000
Fone: (12) 3836-1280

 

Pista

Dimensões (m): 940 x 30
Designação da cabeceira: 09 - 27
Tipo de Piso: asfalto

Resistência do Piso (PCN): 24/F/B/X/T

Ligação do pátio à pista de pouso - PRA (m): 70 x 12,30

 

Pátio

Dimensões(m): 89,75 x 67,44
Capacidade de Aviões: 4 EMB-110
Dist. da Borda ao Eixo da Pista(m): 89
Tipo de Piso: asfalto

 

Auxílios operacionais

NDB: 295 - Sinais de Guia de Táxi - Biruta
Sinais de Eixo de Pista

Sinais Indicadores de Pista
Sinais de Cabeceira de Pista
Freq. do Aeródromo: 123,45
Circuito de Tráfego Aéreo: Padrão

 

Abastecimento

Helpjet Comercial LTDA

Combustível disponível: AVGAS e Jet-A

 

Instalações

Terminal de Passageiros (m²): 70
Estac. de Veículos - nº de vagas: 15
Tipo de Piso: asfalto

 

Serviços

Hangares: 2 - Cabine de Força (KF) - KC/KT
Locadora de veículos
Telefone Público
Veículos de Emergência
Banco: Banespa