Paraty

 

A Cidade

 

Paraty é uma cidade que teve seu apogeu no Ciclo do Ouro. Está localizada entre a serra e o mar.  No Centro, que é tombado pelo patrimônio histórico, é possível encontrar casarões coloniais e igrejas dos séculos XVIII e XIX, que estão em ótimo estado de preservação. Suas ruas são formadas por calçadas que foram feitas pelos escravos, utilizando pedras "pés-de-moleque".

 

Seu nome vem do termo tupi homônimo que significa "peixe branco" (referindo-se a uma espécie de tainha, a Mugil curema, típica da região). Ao longo dos anos, a grafia teria mudado de Pira'ty para Paraty e, finalmente, Parati.

 

A cidade é dividida em duas partes. O Centro Histórico, que é voltado para o turismo, e a parte Nova.

 

No Centro Histórico existem pousadas e restaurantes de todos os tipos e preços. Lá também se encontram lojinhas para compras de lembranças, artesanato típico, roupas e muito mais. Tudo é bem pertinho e pode ser feito a pé.

 

O que fazer em Paraty

 

A noite é animada no Centro Histórico, com bares transados que capricham nos cardápios e na programação musical regada a MPB, bossa-nova e rock. Quem quer apenas observar o movimento enquanto toma uma gelada, a dica é o antigo bar Coupê, em frente à Igreja Matriz, com concorridas mesas espalhadas pela calçada.

 

Praias

 

Paraty possui cerca de 300 praias, muitas delas desertas e com acesso somente de barco ou trilha. Como a cidade fica entre a Serra do mar e o litorial, existem opções para todos os gostos. Você pode explorar as praias, fazer passeios de escuna.

 

As melhores praias estão localizadas nas dezenas de ilhas da baia de Paraty, cujo acesso se faz através de passeios de escuna ou alugando barcos que ficam a disposição no pier da cidade. E para quem gosta de cachoeiras, a cidade oferece inúmeras opções, principalmente na estrada que vai de Paraty até a cidade de Cunha.

 

Comércio

 

Os supermercados e farmácias ficam na parte nova, localizada perto do centro histórico, onde é permitido para automóveis. É alí que se situa o Centro de Apoio ao Turista, um ótimo lugar para tirar dúvidas e pegar dicas.

 

Geografia

 

Paraty abriga tanto o ponto mais meridional (latitude 23º22'08.90"S, Pedra do Índio, na Praia do Cachadaço, em Trindade) quanto o ponto mais ocidental do estado (longitude 44º53'19.93"O, no Parque Nacional da Bocaina, a uma altitude de 1.605 metros).

 

Dista 258 quilômetros da capital do estado, a cidade do Rio de Janeiro.  Junto ao oceano, entre dois rios, Paraty está a uma altitude média de apenas cinco metros. Hoje, é o centro de um município com 930,7 km² com uma população de 33.062 habitantes (densidade demográfica: 35,6 h/km²).

 

Clima

 

O clima de Paraty é o tropical litorâneo úmido ou tropical atlântico, com chuvas de verão, sem estação seca. A cidade apresenta uma temperatura média acima 18ºC.

Paraty

Aeroporto Estadual de Paraty

 

Características

Latitude: 23° 13' 28'' S

Longitude: 44° 43' 13'' W
Indicação ICAO: SDTK

Horário de Funcionamento: das 07:00 às 18:00 hs
Altitude: 1,5 m
Temp. Média: 25ºC
Distância da Capital (km) - Aérea: 185
Distância até o centro da cidade:  800 m

Endereço: Av. Aeroporto, s/n°, Vila Colonial - CEP 23.970-000
Telefone: (24) 3371-4030

 

Pista

Dimensões (m): 700 x 23
Designação da cabeceira: 10 - 28
Tipo de Piso: asfalto

Resistência do Piso (PCN): máx. 16 ton.

 

Pátio

Dimensões(m):  120 x 60
Capacidade de Aviões: 15 aviões King-Aiir + 05 Helicópteros
Dist. da Borda ao Eixo da Pista(m): 45
Tipo de Piso: asfalto

 

Auxílios operacionais

Freq. do Aeródromo: 126,025
Circuito de Tráfego Aéreo: Pouso pela cabeceira 10

 

Abastecimento

Helpjet Comercial LTDA

Combustível disponível: AVGAS e Jet-A

 

Instalações

Terminal de Passageiros (m²): 30
Estac. de Veículos - nº de vagas: 10
Tipo de Piso: asfalto