Itanhaém

 

A Cidade

 

Itanhaém é um município da Região Metropolitana da Baixada Santista, no estado de São Paulo. É a segunda cidade mais antiga do Brasil. Sua população estimada em 2011 era de 88.214 habitantes ocupando uma área de 599,017 km², o que resulta numa densidade demográfica de 147,27 habitantes por quilômetro quadrado.

 

O nome do município é uma referência as águas do mar que batiam nas pedras. "Itanhaém" é derivado do tupi antigo itánha'em, que significa "Pedra Sonora" (uma alusão as águas que batiam nas pedras, e ecoava sons), através da junção de itá, "pedra", com (e)nha'em (r,s), "sonora, ou que canta".

 

Itanhaém é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por lei estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto ao seu nome o título de "estância balneária", termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

 

O que fazer em itanhaém

 

Entre os inúmeros atrativos turísticos da cidade destacam-se:

 

As praias;

 

Os rios não poluídos, usados para banhos, pesca e navegação;

 

Cachoeiras de água limpa nascida nas serras da região;

 

A Mata Atlântica semi-intocada (que valeu à cidade o apelido de "Amazônia Paulista");

 

Fazer trilha descendo da região de Engenheiro Marsilac, no extremo sul da Cidade de São Paulo, atravessando a Mata Atlântica intocada da Serra do Mar, até chegar ao vale do Rio Branquinho, já na Baixada Santista, em Itanhaém; As reservas indígenas habitadas (o acesso é restrito);

 

O Centro Velho com o Beco de Sant'Anna, com grande variedade gastronômica em restaurantes, bares e danceterias;

 

A Casa de Câmara e Cadeia (provavelmente a Cadeia e o prédio de Câmara de Legislativa mais antiga existente no Brasil);

 

A Igreja Matriz de Sant'Anna, datada do Século XVIII e as Ruínas do Convento Nossa Senhora da Conceição;

 

Os morros à beira mar do Sapucaitava, do Costão e do Paranambuco, com mirantes que proporcionam bela visão do mar, praias, da cidade e das ilhas marítimas;

 

As Ilhas marítimas da Queimada Pequena e da Queimada Grande, a qual é o único local do mundo onde se encontra a Cobra Jararaca-ilhoa,.

 

A "Cama de Anchieta", uma bela formação rochosa naturalmente produzida, localizada em um costão rochoso à beira-mar, Rocha a qual, segundo a lenda, São José de Anchieta usou várias vezes pra dormir, durante suas várias passagens pela região. Existe uma passarela de madeira levando ao local;

 

O Rodeio de Itanhaém, considerado o maior rodeio do país em cidade litorânea, o qual é realizado anualmente desde 2005, sempre com a participação de cantores de grande sucesso a nível nacional;

 

Shows com cantores e grupos musicais de grande sucesso a nível nacional durante a alta temporada de Verão, promovidos pela Prefeitura.

 

Geografia

 

Itanhaém tem a maior parte de seu território formados por planícies ao nível do mar, que vão desde as praias até a base das encostas da Serra do Mar. Tais planícies são entrecortadas por morros isolados, levemente íngremes, de baixa elevação, e também por uma bacia de rios, ocorrendo manguezais, em algumas regiões periféricas destes rios.

 

A Mata Atlântica permanece bem conservada em flora e fauna no interior do território, especialmente na Serra. Por fim, apesar de ser um município litorâneo, com quase toda sua localização em região de pouca elevação, Itanhaém possui um pequeno trecho de seu território já sobre o Planalto de Piratininga. Nesta pequena parte do município encontram-se chácaras e moradores, com um clima e relevo que diferem totalmente do típico encontrado na maior parte do município.

 

Não há ligação direta e interna entre este bairro Chácara Alto da Serra e os demais bairros e o Centro da cidade, sendo necessário, pra se locomover entre eles se retornar até a Capital, descer a Serra pelo Sistema Anchieta-Imigrantes e ainda se atravessar boa parte dos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista. Abriga parte da Área de Relevante Interesse Ecológico Ilhas Queimada Pequena e Queimada Grande, criada em 1985 e administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

 

Seus limites são Juquitiba e São Paulo a norte, Embu-Guaçu a nordeste, São Vicente e Mongaguá a leste, Peruíbe a sudoeste e Pedro de Toledo a oeste. O Oceano Atlântico fica ao sudeste do município.

 

Clima

 

O clima de Itanhaém é o subtropical úmido, sem meses secos, com verões quentes e invernos brandos. Janeiro é o mês mais quente, com uma média de 24 °C e o Julho o mais frio, com uma média de 17 °C.

Aeroporto Itanhaém

Aeroporto Estadual de Itanhaém "Antônio Ribeiro Nogueira Júnior"

 

Características

Latitude: 24° 09' 53'' S

Longitude: 46° 47' 08'' W

Indicação ICAO: SDIM

Horário de Funcionamento: HJ

Altitude: 4m/13ft

Temperatura Média: 33,3ºC

Distância da Capital (km) - Aérea: 61

Distância até o centro da cidade: 3Km

Endereço: Av. José Batista Campos, s/nº - CEP: 11740-000

Telefones: (13) 3427-8586

 

Pista

Dimensões (m): 1350 x 30

Designação da cabeceira: 15 - 33

Tipo de Piso: asfalto

Resistência do Piso (PCN): 35/F/A/X/T

 

Pátio

Dimensões (m): 120 x 60

Capacidade de Aviões: 4 EMB-110
Dist. da Borda ao Eixo da Pista (m): 120
Tipo de Piso: asfalto

 

Auxílios operacionais

Freq. do Aeródromo: 123,45
Biruta não iluminada

Sinais de Eixo de Pista
Sinais de Cabeceira de Pista

Sinais Indicadores de Pista
Sinais de Guia de Táxi

 

Abastecimento

Helpjet Comercial LTDA
Combustível disponível: AVGAS e Jet-A

 

Instalações

Terminal de Passageiros (m²): 500
Estac. de Veículos - nº de vagas: 24
Tipo de Piso: asfalto

 

Serviços

Hangares: 5 – Cabine de Força (KF)
Locadora de Veículos
Área p/ Publicidade
Ônibus Urbano

Veículos de Emergência
Tel. Público

Área de pré-embarque