Avaré

 

A cidade

 

Avaré é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional.

 

Avaré (ou Abaré) vem do tupi-guaraniabaré-y, nome dado pelo intendente ("prefeito") da época, Cel. Eduardo Lopes de Oliveira. O nome refere-se à um morro arrendondado (morro Avaré) que existe ao sul do município de Itatinga.

Provavelmente Avaré queira apenas dizer "solitário", pois o tal morro está isolado de outros. A solicitação da troca do nome de Rio Novo para Avaré foi feita pelo Cel. Eduardo ao então Presidente do Estado de São Paulo Américo Brasiliense de Almeida Melo, quando o município ganhou autonomia política.

 

O que fazer em avaré

 

O turismo que é um ponto forte do município, gira em torno da represa de Jurumirim, um imenso espelho-d'água com 400 km² de área. Os hotéis apostam nesse potencial - a maioria fica às margens das águas represadas do Rio Paranapanema. Quem gosta de esportes náuticos tem diversão garantida aqui: lanchas, wakeboards, caiaques e jet skis são itens comuns na paisagem.

 

Todo ano acontecem eventos tradicionais como a EMAPA (Exposição Municipal Agropecuária de Avaré), mostra que reúne criadores e pecuaristas de várias partes do País, o que levou o município a ser conhecido como Capital Nacional do Cavalo e a FAMPOP (Feira Avareense de Música Popular Brasileira), que tem como objetivo despertar a nova geração de músicos, compositores e intérpretes da música brasileira.

 

Horto Florestal (Floresta Estadual de Avaré), criado em 1945 pelo governo do estado, é um roteiro turístico obrigatório.

 

Comércio

 

Avaré está entre as 50 maiores cidades de porte médio do Estado de São Paulo e sua força econômica destaca-se no Vale do Paranapanema.

 

Geografia

 

Com altitude de 766m, Avaré está localizada no interior do Estado de São Paulo, distante 263 km da capital. Possui uma área de 1.216,640 km².

 

Avaré possui em sua geografia as seguintes cidades limítrofes:

 

Ao Norte: Borebi, Lençóis Paulista, Iaras e Pratânia
Ao Sul: Itaí e Paranapanema
A Leste: Botucatu e Itatinga
A Oeste: Cerqueira César e Arandu

 

A população do município, de acordo com o último censo realizado pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgado em 1º de dezembro de 2010, apresenta os seguintes dados: 82.935 habitantes, com densidade de 68,17 hab./km²

 

Clima

 

O clima predominante na cidade é o tropical de altitude, onde altitudes acima de 600 metros determinam condições especiais de clima.

 

As temperaturas médias anuais giram em torno de 23°C. No verão, as temperaturas raramente ultrapassam os 30°C. O inverno é relativamente frio e a amplitude térmica anual não é muito elevada.

Aeroporto Avaré

Aeroporto Estadual de Avaré-Arandu / Cmt. Luiz Gonzaga Luth

 

Características

Latitude: 23°05'35 S

Longitude: 48°59'03" O
Indicação ICAO: SDRR

Horário de Funcionamento: HJ
Altitude: 810m/2.657 ft
Temperatura Média: 30°C
Fuso horário: UTC-3 (-2DT)
Distância da Capital (km) - Aérea: 239
Distância até o centro da cidade: 9 km
Endereço: Avenida Donguinha Mercadante, s/nº - CEP: 18700-970
Fone: (14) 3732-2874

 

Pista

Dimensões (m): 1.480 x 30
Designação da cabeceira: 15 - 33

Tipo de Piso: asfalto

Resistência do Piso (PCN): 26/F/A/X/T

 

Pátio

Dimensões(m): 55 x 80
Capacidade de Aviões: 2 Fokker 100

 

Auxílios operacionais

Freq. do Aeródromo: 123,45

Circuito de Tráfego Aéreo: Padrão

 

Abastecimento

Helpjet Comercial LTDA

Combustível disponível: AVGAS e Jet-A

 

Instalações

Terminal de Passageiros (m²): 210
Estac. de Veículos - nº de vagas: 50
Tipo de Piso: asfalto